O deputado Murilo Galdino (Republicanos-PB) defendeu nesta segunda-feira (22) o ajuste entre o governo federal e os municípios para que haja condições adequadas ao pagamento do piso salarial da Enfermagem. A declaração ocorreu durante sua participação no evento promovido pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) na sede da Fiep, em Campina Grande.

O evento reuniu prefeitos e representantes políticos paraibanos, que discutiram os efeitos do piso da enfermagem nas administrações municipais e a busca por apoio para o pagamento.

De acordo com ele, os prefeitos precisam ter as condições necessárias para pagarem a categoria e não podem ser colocados no papel de vilões se não dispuserem de recursos para o cumprimento do piso. “Estamos nesta luta para que todos sejam contemplados. Quando votamos pelo auxílio financeiro, pensamos que a questão seria resolvida porque de um lado estão os enfermeiros e técnicos merecedores do piso e do outro, os prefeitos que querem cumprir com o pagamento e nesta circunstância o aporte financeiro do governo federal aos municípios atenderia a demanda”.

Contudo, Murilo explicou que ficou surpreso ao ser procurado pelos gestores municipais preocupados porque o dinheiro recebido foi insuficiente. “Vários prefeitos nos procuraram e diante da situação, fizemos pronunciamento e solicitamos apoio da Câmara dos Deputados para cobrar informações ao Ministério da Saúde sobre como o cálculo foi efetuado. Amanhã estaremos em Brasília e vamos em busca destas respostas e cobrar resoluções”.

Na ocasião, o deputado citou que a resolução definitiva depende da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 25/22, a chamada PEC dos Municípios, que prevê repasse anual para cobrir as despesas pelas administrações municipais. “Conversei recentemente com o relator que se comprometeu a colocá-la em votação o mais rápido possível e em relação ao pagamento deste ano, lutar por condições de pagar o piso.”