O deputado federal Murilo Galdino (Republicanos-PB) participou da instalação da Comissão Especial para Estudo das Iniciativas para a Transição Energética, que tem como objetivo debater estratégias, soluções e políticas para enfrentar os desafios para uma economia verde e sustentável. Murilo se tornou membro titular da Comissão e falou sobre sua importância para a viabilizações de condições que impulsionem a produção de energia limpa no país.

Criada em caráter especial para acompanhar a implementação das medidas que estão sendo adotadas para transição da energia verde no Brasil, a Comissão também irá promover pesquisas e debates sobre o tema, levantar iniciativas legislativas em tramitação no Congresso, avaliar condução do debate, as ações do Executivo e realizar interlocução com as diversas entidades representativas do setor.

De acordo com Murilo, o cenário atual mostra que o Nordeste tem potencial e capacidade de produzir energia renovável. “Tenho orgulho de vermos na Paraíba, no Rio Grande do Norte, a produção de energia renovável e o interesse das empresas em se instalar e as que já estão, de aumentar a produção. Então é uma hora participar de uma comissão como este que discutirá e buscará meios de estimular uma energia tão importante para o Nordeste e o Brasil”.

O deputado participou recentemente de reunião dos Governadores do Nordeste e disse que uma das preocupações atuais é a instalação das linhas de transmissão, necessária à distribuição da energia gerada. “Vamos cobrar que a instalação da linha de transmissão seja feita o mais breve possível para atender a demanda das empresas”.